terça-feira, julho 24, 2012

Mont Saint-Michel - Normandia (França)



O Mont Saint-Michel é um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel e é o "monumento" mais visitado de França ao longo do ano (sim, tem mais visitantes que a Torre Eiffel). Por isso, não admira que
estivesse com uma grande espectativa sobre o local. E para ser franco, fiquei bastante desiludido... atenção, não quero dizer que o local por si seja mau ou feio, mas esperava algo maior dentro do monte e não tão atafulhado de lojas de souvenirs e comes e bebes.

Basicamente ao transpormos o portão de entrada apenas existe uma rua estreita a subir até à entrada do Mosteiro que se situa no topo (e que se paga para visitar). E depois há que contar com as hordas de turistas (muitas excursões). Acho que nunca vi tanta gente de países diferentes junta num local tão pequeno.
Acabei por subir e descer a famosa rua dos souvenirs, tirar as fotografias da praxe e voltar a descer, esperando depois pelo fim da tarde e fotografar o Monte já depois do sol se pôr.

Vale a pena dar lá um pulinho? Sim, vale... mas não é uma coisa assim tão "tcham".












Avranches - Normandia (França)



Já em terras Normandas temos Avranches, a cidade mais perto do Monte Saint-Michel (e que se consegue avistar da cidade).
Aqui visitei a Catedral Notre-dame Des Champs, a Praça\Memorial do George Patton (General Aliado que libertou a cidade dos Alemães durante a Segunda Guerra Mundial), e subi as ruínas do Castelo Donjon onde se tem uma bela vista sobre a cidade.
Por causa da próximidade do Monte Saint-Michel, os alojamentos costumam estar esgotados e convém ver dos mesmos com alguma antecedência.










Roscoff - Bretanha (França)



Roscoff é uma pequena cidade costeira da Bretanha e que tem ligação via ferry com o sul de Inglaterra e de
inúmeras ilhas junto à costa francesa.
Muitos dos seus edifícios apresentam uma arquitectura típica da região, sendo a Torre da Renascença e o Hotel D'Angleterre alguns exemplos.
Nas estradas junto a Roscoff é curioso encontrarmos muitas placas de trânsito a avisar os condutores de que aqui se circula pela direita. Isto por causa do ferry que transporta muitos veículos de e para o sul da Inglaterra (não vão os ingleses esquecer-se!).













Costa de Brèhat\Paimpol - Bretanha (França)



A costa norte da Bretanha e da Normandia têm uma coisa deveras curiosa e que tem a ver com as marés: a diferença da maré baixa para a maré alta é abismal. Não é estranho durante a maré baixa os barcos ficarem "deitados" na areia enquanto a maré não sobe.
Também com a maré baixa podem-se fazer autênticos passeios pelo "mar adentro" e o pormenor das rochas de granito dão toda uma paisagem rochosa única.







domingo, julho 01, 2012

Ploumanac'h - Bretanha (França)
















Esta zona costeira de Ploumanac'h na costa norte francesa é uma das mais bonitas e famosas zonas costeiras, nomeadamente pela cor e formas das suas rochas de granito vermelho. Fas parta da zona da "Côte de Granit Rose".
A praia de Las Bastille a fazer uma pequena enseada e rodeada por estas famosas rochas, algumas casas e esplanadas é muito pitoresca. Uma das ilhas mesmo defronte à praia tem até um castelo\mansão particular...
É super agradável vir até esta praia, sentarmo-nos a beber alguma coisa fresca e ver-mos a maré a subir ou a descer. As marés em toda esta zona têm uma grande amplitude e quando voltamos a passar num mesmo sítio não acreditamos por esse mesmo sítio ficar tão diferente.
Existem tambem vários trilhos ao longo desta linha costeira e aos fins de semana é usual verem-se famílias a passear e pessoas a fazer jogging.
Curioso o facto de nesta altura do ano em que lá estive (fim de Outubro) o clima estar fantástico com muito sol e calor.