domingo, janeiro 29, 2012

Aiguille du Midi - Chamonix - 01









Uma coisa que não se pode deixar de fazer quando se vai a Chamonix (Monte Branco) é subir ao topo da "Aiguille du Midi". Um Miradouro que fica no topo de um penhasco a cerca de 3842 metros de altitude.
Para lá chegar pode-se optar por fazer encosta acima como muitos alpinistas fazem para se dirigirem ao cume do Monte Branco, ou então através de teleférico a partir de Chamonix e também de Courmayeur, já na outra face da montanha do lado italiano.
A viagem é de cortar a respiração (literalmente): em pouco mais de 5 minutos o nosso organismo sobe dos 2 mil metros aos 3800 metros! É normal sentir-se alguma falta de ar, batimento cardíaco descompassado, gargante seca e ligeira dor de cabeça. No entanto isto é perfeitamente normal.
As vistas deste miradouro são de cortar a respiração, isto no caso de o céu não se encontrar nublado. No dia em que tirei estas fotos, esteve um dia lindo sem uma nuvem no céu e uma vista de 360 graus. Daqui vê-se perfeitamente o cume (parece tão perto que só apetece meter pela neve ir até lá.... observam-se muitos pontos pretos na branquidão da encosta e que não passam de alpinistas em direcção ao cume. Além das vistas existem pequenos pontos de comes e bebes, souvenirs e até mesmo uma galeria de fotografias com a história da construção deste complexo e das suas dificuldades.
Fica só o aviso que o bilhete para o topo do Aguille via teleférico a partir de Chamonix custa a simpática quantia de 49 euros (em 2011). Mas é uma vez na vida...

Aiguille du Midi - Chamonix - 02









domingo, janeiro 15, 2012

Tour du Mont Blanc 29





E chegamos ao último Post sobre o Tour du Mont Blanc! Foram 7 dias intensos de caminhada, cerca de 120km a andar por paisagens de cortar a respiração e muita camaradagem no grupo em que estive inserido: a nossa guia Elodie, assim como a nossa mula Marius que transportou grande parte das nossas coisas, o Miguel (Status)... que depois desta aventura não vai querer dormir mais em camaratas nos próximos 10 anos, o Manel, que por estes dias já deve estar a pensar em fazer a maratona do Monte Branco num futuro próximo, a Sofia, a Celina, que aguentou estoicamente estes dias, o Pedro, sempre com o radar ligado e o grupo de espanhois e a sua boa disposição e com quem passámos um bom tempo juntos.
Voltaremos a cruzarmo-nos num próximo trilho....

Tour du Mont Blanc 28





Descida em direcção a Les Contamines e ao fim desta Tour. Tempo ainda para bivacar em La Balme antes de seguir caminho.

sábado, janeiro 14, 2012

Tour du Mont Blanc 27





Tour du Mont Blanc 26






Chegámos finalmente ao último dia! E que dia... com a manhã praticamente sempre a subir desde Chapieux até ao Réfuge du Bonhomme.
As vistas eram deslumbrantes, como em práticamente todo o percurso até aqui. Pelo o meio houve tempo para pararmos juntao ao Chalet de la Raja, beber uma cervejinha e tirar algumas fotos. Depois foi pegar na mochila e continuar a subir até ao Bonhomme

Tour du Mont Blanc 25





A caminho de Chapieux, houve ainda tempo para pararmos na Ville des Glaciers e provar alguns dos queijos que se faziam naquela zona (Vallée des Glaciers). Descemos por um vale paralelos a um rio até chegarmos ao Refúgio de Chapieux para a última noite neste Tour.