domingo, março 25, 2007

Um passeio por... Mafra







Sábado passado fiz um passeio fotográfico com os amigos\colegas da Revista Foto Digital, alguns colaboradores da revista e leitores. O destino foi o Jardim do Cerco, na entrada da Tapada Nacional de Mafra e a zona da Igreja de Santo André, também em Mafra. No Jardim do Cerco, como jardim barroco que é (não esquecer que o Convento de Mafra situado mesmo ao lado é a maior construção barroca no nosso país), destacam-se a nora de água e um lago central, bem como os caminhos largos por entre a vegetação propícios à conversa, ao contacto com a natureza.. e à fotografia. Já a Igreja de Santo André, localizada na “Vila Velha”, é um dos templos mais antigos de que ainda hoje restam vestígios no Concelho de Mafra e está classificado como monumento nacional.
Escusado será dizer que o dia foi muito bem passado e em boa companhia. Só espero agora que o “nosso” editor da Foto-Digital marque rapidamente um novo passeio!












sexta-feira, março 23, 2007

Long Way Round




O caminho mais longo

Esta semana veio-me parar às mãos o seguinte DVD: “Long Way Round” que é um conjunto de 7 episódios distribuidos por 2 discos sobre a viagem\aventura de moto protagonizada pelo Ewan McGregor e Charley Boorman. Este foi um dos melhores DVDs que vi recentemente. Para quem gosta do género de viagem\aventura este é um título a não perder!!!

Em Abril de 2004, Ewan McGregor (actor – Obi Wan Kenobi de Star Wars) e o seu melhor amigo, Charley Boorman, também actor e entusiasta por motas, partiram de Londres em duas motos BMW para uma viagem de 30 000 km ao redor do globo até Nova Iorque. De perto seguia com eles um câmera e mais dois jipes de suporte e apoio.
Durante 15 semanas, percorreram as estradas da Europa, Eslováquia, Ucrânia, Cazaquistão, Mongólia, Sibéria e Rússia, atravessando o Pacífico até ao Alasca, e descendo pelo Canadá até aos Estados Unidos.


Cobriram uma distância de 30 000 km e tiveram de atravessar 19 fusos horários e 3 continentes, passando pelos montes Urais, pelas Montanhas Rochosas e por dois desertos.
Diariamente, cobriram distâncias enormes em motas carregadas com o equipamento necessário à sobrevivência por 3 meses.


Os dois amigos atravessaram águas geladas na Sibéria, foram seguidos por paparazzi no Cazaquistão, acompanhados por homens armados na Ucrânia e assediados pela Polícia, mas descobriram a hospitalidade dos povos que habitam algumas das mais inóspitas regiões do globo.
O resultado desta viagem, inteiramente documentada, com fotografias, e diários escritos intitula-se “Long Way Round” – “O Caminho Mais Longo”.


A viagem está registada em 2 DVDs e um livro com o mesmo nome.

segunda-feira, março 19, 2007

Travessia da Ponte






Confesso que nunca tinha atravessado a Ponte 25 de Abril a pé na mini\meia Maratona de Lisboa. Este ano foi pois a minha estreia a convite dos meus amigos Lino, Inês e Marta.
Como não tinha andado nos últimos tempos a fazer praparações para corridas fui mais numa de passeio. Mesmo assim confesso que se quisesse ter ido a correr, teria sido frustante!
O dia começou quando nos encontrámos na Estação de comboios de Entre-Campos às 9 da manhã para apanharmos o comboio para o Pragal, perto das portagens da ponte e da respectiva partida. Na estação estávamos nós e mais alguns milhares com a mesma ideia... estão a ver a hora de ponta durante a semana? Pois era pior mas em vez das pessoas engravatadas, o ambiente obviamente era mais desportivo. Eu não sabia que neste dia a Fertagus não cobrava bilhetes de manhã para a outra margem... eu e mais uns quantos “patos” que fomos às maquinas automáticas. Só mais tarde vi um pequenino cartaz a referir isso algures num corredor da estação. Bom, lá apanhámos o comboio estilo sardinha em lata para o Pragal (felizmente eram só 10 min de viagem). Daqui até à partida foi sempre em passo de caracol até passarmos as portagens e sempre com os helicópteros das televisões a fazerem razias constantes e grandes planos dos nossos bonés vermelhos oferecidos pela Vodafone no começo da corrida. Eu disse corrida? Era para rir não? Com uma molde humana tão compacta e com 95% das pessoas a quererem desfrutar do passeio, como raios se consegue correr nessas condições?! Eu chamo-lhe mais um passeio de Domingo... e de qualquer forma não é todos os dias que se pode atravessar a ponte a pé. No final, ainda tivemos um belo repasto numa explanada para recuperar-mos as forças e descomprimir.
No próximo Sábado tenho encontro marcado com os meus amigos e colegas da Folha Digital Editora para um percurso na Tapada de Mafra! Também promete.










domingo, março 11, 2007

Entre a Guia e o Guincho






O Inverno, neste fim de semana, resolveu tirar folga. Não foi de admirar que as praias se enchessem de gente ávida para sentir o sol na pele. No Domingo fui dar uma valente caminhada desde a Casa da Guia em Cascais até à Praia do Guincho. Parece que é muito longe... mas até se faz bem, principalmente quando a companhia é agradável! Aconselho vivamente este percurso, seja a pé ou de bicicleta. O único senão são os carros a passar sempre ao nosso lado.

segunda-feira, março 05, 2007

Cabo Raso - Ensaio





Um passado Domingo, o meu amigo e fotógrafo João Maia convidou-me para ir tirar fotografias na zona do Cabo Raso e respectivo farol (ali para os lados da Praia do Guincho). Preparei as coisas, máquina, tripé e lá fui eu. No terreno, ao ligar a câmara fotográfica, recebo um aviso da máquina: “No battery, recharge”. Fantástico, fiquei com ganas de me esmurrar a mim próprio! Bom, para não ficar de braços cruzados entreti-me a tirar fotografias com o meu telemóvel (Nokia N93). Deixo aqui alguns exemplos. Sei que não são os melhores, mas serve este post para referir que toda esta zona entre a Praia do Guincho e Cascais oferece inúmeros locais para fazer fotografia e até mesmo um passeio pedonal ou de bicicleta junto ao mar (convém ir agasalhado).

sexta-feira, março 02, 2007

Religião?

Um Cristão, um Muçulmano e um Ateu estavam a jogar às cartas quando a luz vai-se abaixo!

Diz o Cristão:- Deus na sua imensa sabedoria e amor trará de volta a Luz, Amen!

Diz o muçulmano:- Alá é grande! Louvado seja Alá! Dá-nos luz, Alá!

De repente a luz volta!

O ateu tinha ido mudar o fusível.