terça-feira, janeiro 23, 2007

O Bar Buzio já era...



Pois é! Aquilo que se previa que fosse acontecer, aconteceu. Bastou uma noite com a maré mais forte a bater nas dunas e na parte baixa do Bar "O Búzio" para o deitar por terra. Agora é o proprietário do bar vizinho "Pé Nú" a deitar mãos à cabeça: nunca o pé esteve tão descalço como agora. No meio disto assiste-se diariamente ao vai e vem dos camiões da areia que tiram de um lado para meterem no outro. Isto faz-me lembrar aquela história do cobertor em que se puxa de um lado e se destapa do outro!
Eu não percebo nada de engenharia nem de mar, marés e afins. Só sei que assim não se resolve MESMO o problema. De ano para ano o mar não tem vindo a dar tréguas nas dunas das praias de São João. Alguém tem boas ideias para o problema?

domingo, janeiro 21, 2007

Palmela, terra da moura encantada






No passado fim de semana, e com o tempo soalheiro, fui dar uma pequena volta até Palmela. Esta vila, com as suas ruas de traçado urbano único e casas típicas, consegue-nos surpreender quase a cada esquina enquanto vamos subindo a encosta. No topo, o seu Castelo oferece uma vista excepcional sobre o casario, a Serra do Louro, Setúbal, o estuário do Sado e o Oceano. Nesta serra, marcam presença 14 moinhos de vento, mas apenas um se mantém actualmente em funcionamento.O Castelo de Palmela é O monumento do Concelho. Terá sido edificado no tempo dos Àrabes e depois reforçado a mando de D. Afonso Henriques e até ao séc. XVIII foi alvo de várias obras de reconstrução. No seu interior encontramos a Igreja de Santiago (do séc. XV) ondem encontramos várias arcas tumulares e a Igreja de Santa Maria do Castelo.Também dentro das suas muralhas, está situado o Núcleo Museológico do Castelo de Palmela, nas antigas casamatas e cisterna do edifício. Este espaço, dedicado às escavações arqueológicas efectuados na fortaleza e na vila, retrata a história da ocupação humana no concelho.Depois de Palmela nada como ir acabar o fim da tarde na praia da Figueirinha em pleno Parque da Serra da Arrábida (sem esquecer a paragem obrigatória na Av Luisa Tody em Setúbal para o petisco).As fotos foram tiradas com o telemóvel, não liguem à qualidade sff.



quinta-feira, janeiro 04, 2007

Máquinas do Lisboa-Dacar 07






Antes da largada da grande Aventura do Lisboa-Dacar as máquinas que compõem a caravana estiveram expostas em parque fechado em frente ao Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. O público teve assim oportunidade de ver de mais perto todos os carros, camiões e motas que vão tentar chegar ao final deste Rally nas praias da cidade de Dacar, no Senegal no dia 21 de Janeiro. Fica aqui uma pequeníssima amostra do que se viu em Belém, antes da partida. Boa Sorte a todos os concorrentes....










segunda-feira, janeiro 01, 2007

Fim de ano no Monte da Pedra Branca






... E foi assim! Mais um ano a ir-se embora e mais uma festa de arromba organizada pelos nossos amigos Sofia & Duzi! A isto eu chamo uma excelente organização de eventos.... mas vamos ao que interessa.
Desta vez e para fugirmos ao ar poluído da cidade, a farra foi realizada numa casa de campo longe do reboliço da grande metrópole e no meio de um vasto prado de pastagens ali para os lados de Benavente. Eu não conhecia o local e fiquei a adorar, além de que se pode fazer o barulho que se quer sem ter os vizinhos e os srs do cacetete a baterem á porta.
Para começar as hostilidades começámos com um jantar no restaurante “Sto António” de Benavente, a quem eu recomendo uma ida posterior e provar o prato de bacalhau com natas. De volta ao quartel-general o ataque às bebidas e a outras guloseimas começou e com tantas fotografias só dei conta da meia noite quando o champanhe começou a jorrar por todo o lado. De salientar que a principal pista de dança esteve sempre bem animada ao contrário do karaoke que durou menos tempo do que se supunha mas com uma bela prestação vocal do grupo feminino. Fica aqui um pequeno registo fotográfico para recordar e um levantar do véu aos ausentes deste ano! Resta-me desejar-vos a todos um Super 2007 e para avisar que a contagem decrescente para o Carnaval já começou :-)