quarta-feira, julho 04, 2007

Concerto Metallica 28 Junho 2007






Metallica are with you! Are you with Metallica? Foi este o mote dado por James Hetfield para mais uma fantástica actuação dos Metallica no nosso país, a quinta!
Antes mesmo do concerto dos Metallica começar, já o recinto deste festival SBSR rebentava pelas costuras. Fala-se em cerca de 50 mil pessoas... eu não as contei, mas lá da frente, mesmo junto ao palco, ao olhar para trás só se viam cabeças. A organização destes festivais tem de melhorar e muito no que toca ás entradas e saídas do recinto. Muito tempo de espera, barracas de comes e bebes não muito afastadas do palco.. até mesmo telefonar via TMN foi impossível o fez com que encontros se tornassem em desencontros. Tirando estes contratempos, os Metallica deram mais um portentoso concerto, com uma qualidade de som onde todos os instrumentos eram perfeitamente audíveis. O palco era simples, apenas uma passadeira mais elevada por detrás da bateria do Lars Ulrich, e onde se podia ler “Sick of the Studio 07” e um fundo estilo tela de cinema onde passavam várias imagens durante algumas músicas com o objectivo de dar mais algum colorido.
A loucura começou logo no arranque do espectáculo, com os ecrãs a passarem imagens do filme “The Good, the Bad and the Ugly”e a referida banda sonora “The Ecstasy of Gold” (marca a entrada da banda em palco). Por esta altura já não sabia para que lado era o norte... tal a agitação entre a plateia mais chegada ao palco.
O set list foi composto essencialmente por músicas dos álbuns mais antigos e enquando o concerto decorria, o público ia vibrando com o som e o espectáculo de luzes, sempre acompanhando as músicas mais ou menos conhecidas. James Hetfield não parava de incitar a plateia: “Do you feel good? Metallica feels good! It’s good to be back in beautiful Lisbon!”
Do disco Black Album, Unforgiven foi um dos primeiros hits a ser tocado. E a multidão cantou em coro, claro. Master of Puppets, The Memory Remains, Battery, One (com um espectáculo de pirotecnia a anteceder) foram algumas das músicas que compuseram um alinhamento de duas horas e meia e alguns encores. Nothing Else Matters, claro, foi outra das músicas que levou o público ao rubro e a cantar em uníssono. Em grande, os Metallica estiveram ainda fantásticos com Enter Sandman, sempre bem correspondidos pelo público. Para o final guardaram “Seek & Destroy” já com a plateia completamente destruída por toda esta avalanche sonora. Para quem achava que esta banda já fazia parte do passado, este concerto só serviu para comprovar que os Metallica estão vivos e recomendam-se! Venha o próximo álbum (e concerto em Portugal). Urah!

Se quiserem ver 2 vídeos do concerto é só descarregarem a partir dos links abaixo:

The Unforgiven
http://rapidshare.com/files/40999716/fade.avi.html

Fade to Black
http://rapidshare.com/files/40999716/fade.avi.html


As fotografias dos elementos da banda foram tiradas por Rui Leal http://www.ruimleal-photography.net/
Mais videos no Youtube:
For Whom The Bell Tolls
Disposable heroes
And Justice For All (Intro)
Memory Remains (Intro)
Four Horsemen
Orion
Master Of Puppets
Battery
Nothing Else Matters
One (fireworks)
End of Concert

Sem comentários: