sexta-feira, outubro 06, 2006

Itália - Veneza







Ah, Veneza. Quem nunca ouviu falar nesta belíssima cidade? Com os seus edifícios peculiares, os seus canais, as gôndolas, os bairros típicos. Mais romântico que isto...
Veneza não segue a lógica de uma cidade normal pois não tem nada de comum. As ruas seguem o rumo dos canais e mesmo a passear com um mapa na mão é fácil perdermo-nos. As ruelas estreitinhas cheias de curvas fazem-nos perder o norte! São 117 pequenas ilhas com uma centena de pontes! É por isso que existem inúmeras placas de orientação. O Canal Grande, como o nome diz, é o principal dos canais e divide a cidade ao meio.
A primeira impressão que se tem é de uma cidade repleta de turistas, muitas lojas a vender os souvenirs da praxe e casas muito antigas mas nem todas bem conservadas. A Piazza San Marco, praça onde há mais pombas do que pessoas, a imponente Basílica de San Marco é a principal atracção.... sempre com uma fila enorme de turistas para entrar. Mas para ser sincero e sem querer tirar o prestígio de seus monumentos, acho que a principal atracção de Veneza é a cidade em si.
Na Piazza San Marco, o mais divertido ainda é ficar a ver os turistas cobertos de pombas a tirarem fotografias e os grupos de japoneses a filmarem cada detalhe que encontram. A galeria que contorna a praça tem muitas ourivesarias e lojas de artes e antiguidades: interessante para ver, mas nada muito acessível à bolsa... A cerveja numa qualquer explanada da praça sai por 7 euros (ou mais).
Ao lado da Basílica de San Marcos temos o Palácio dos Duques, um prédio muito bonito com arcadas góticas e reconstruído no século XIV.
E as gôndolas? Elas estão por todo o lado e posso dizer que são o charme de Veneza... O passeio vale bem a pena, sem dúvida. Mas este sonho acaba na hora de pagar: 150 euros por 45 minutos em media. Imagino quanto seria se estes barquitos funcionassem a gasolina.
Por ser uma cidade sem carros, não existe muito barulho ou poluição. Talvez o desconforto maior seja o cheiro desagradável que por vezes vem da água na altura da maré baixa. Veneza pode ser facilmente percorrida a pé e à noite os restaurantes enchem e os canais reflectem as luzes da cidade, dando um toque especial ao lugar que se torna ainda mais romântico.
Vejam mais fotos porreiras neste link:
http://www.av.it.pt/aveirocidade/pt/viagens/veneza.htm

Sem comentários: