terça-feira, março 28, 2006

Barcelona... um passeio






Como estamos na altura dos encontros de futebol entre o Benfica e o Barcelona para as competições europeias, nada como dar um breve passeio “virtual” pela magnífica cidade que é Barcelona! Já lá estive várias vezes no passado e é impossível não ficar maravilhado com o ambiente desta metrópole!
Como devem saber Barcelona é a capital da Catalunha, uma terra bastante hospitaleira com as gentes de fora (por isso a quantidade de turistas que se vêem).
Virada para o Mediterrâneo, Barcelona é constituida por bairros bastante diferentes entre si como o bairro Gótico, o mais antigo da cidade, e o bairro El Eixample, construído durante a terceira metade do século XIX e que é hoje o centro de Barcelona. Muita da arquitectura de Barcelona é deveras peculiar e para isso contribuiram arquitectos como Gaudí, Domenech i Muntaner ou Puig i Cadafalch. Os edifícios desenhados e criados por estes artistas ajudaram em muito a criar uma imagem de modernidade e prosperidade e são um dos focos de atracção para os milhares de visitantes que anualmente visitam Barcelona.
Depois de chegarmos, é difícil escolher o que se quer fazer ou conhecer entre os muitos parques, museus, edifícios de interesse arquitectónico, passeios à beira mar e caminhadas nos bairros. Deixo aqui algumas dicas...
Passear pelo Bairro Gótico é obrigatório para ficar a conhecer a zona velha da cidade. Com ruas estreitas, repletas de monumentos históricos, restaurantes, bares e pensões, alberga no seu interior a Catedral, o Museu de História da Cidade, etc.
Continuando o passeio pedestre, atravessa-se a Via Laietana e entra-se no Bairro Ribera e aqui deve-se apreciar este sítio “abancado” numa das muitas esplanadas em praças aqui existentes. Palácios temos: palácio Dalmases, o Palácio dos Marqueses de Llió, ou o Palácio Aguilar (Museu Picasso).
É no bairro "El Eixample", cortado por avenidas largas, que se podem encontrar as obras mais conhecidas de Gaudí como a Casa Milà, também conhecida por A Pedreira. No final da Avenida Gaudí temos a Igreja da Sagrada Família, ainda inacabada, e que é um dos emblemas da cidade.
Ponto de passagem obrigatório para um passeio entre obras de arte integradas na natureza é o Parque Güell.
Mesmo junto ao mar, a costa foi despojada de estruturas industriais velhas e dos armazéns sujos e a cidade ganhou em beleza e espaços lúdicos com duas zonas bem distintas, o "Maremagnum" e o Porto Olímpico. Aqui situam-se as Docas lá do sítio com imensos restaurantes, bares e discotecas. Não esquecer o Palácio de Sant Jordi para eventos desportivos e musicais.
Também a Praça da Catalunha e as Ramblas merecem um passeio. É nesta pequena avenida que se instalaram os comerciantes com pequenos quiosques de venda de souvenirs para os turistas, os artistas de rua com as suas interpretações de estátuas, cobertos de pinturas abstratas, malabaristas e músicos.
Imperdível é também Montjuïc: uma das colinas da cidade e onde fica a Fundação Joan Miró e um jardim de cactos de todos os tamanhos e feitios. Além da magnifica vista que se tem sobre a cidade!
Por vezes ao deambular pelas ruas podemos dar de caras com alguém mais ou menos famoso: neste caso a cantora brasileira Daniela Mercury a fazer uma reportagem para um canal brasileiro...
Hasta la proxima Barcelona!

1 comentário:

Eu disse...

poxa eu estou mt a fim de ir a Barvelona neste ano comemorar meu niver de casamento, gostei das suas dicas, se tiver mais alguma pode mandar p mim...vinagsm@hotmail.com
meu blog vinagsm.blogspot
até