sexta-feira, outubro 28, 2005

AUDIOSHOW 2005 (dias 28, 29, 30 Outubro)






A todos aqueles que gostam destas coisas do Cinema-em-Casa e HiFi fica aqui o convite para irem dar um pulinho à feira anual deste tipo de equipamentos. O local é nas instalações da Universidade ISCTE. Durante 3 dias podemos ficar a par de todas as novidades e do que melhor se tem feito no mercado áudio e vídeo doméstico com marcas conhecidas e conceituadas a marcarem presença, bem como os seus representantes. Ficam já aqui algumas fotos do primeiro dia para dar um cheirinho do que poderão por lá ver. Resta referir que a nível de imagem, parece que finalmente a Alta Definição (HD) parece querer ter asas para voar, pois muitos dos expositores estiveram a demonstrar muitos dos seus ecrãs com sinais via receptor digital HD a partir do canal de satélite HD1. Este é mais um motivo para lá irem e comprovarem a soberba qualidade de imagem da Alta Definição.

sábado, outubro 22, 2005

La Coruña






A Corunha é a cidade capital da provincia galega da Coruña. Está situada no noroeste da Galiza e é banhada pelo Oceano Atlântico.
No seu centro fica a Praça de María Pita, principal ponto de encontro entre cidadãos e visitantes e onde fica o edifício do Concelho, que alberga a maior colecção de relógios da Europa.Ao lado temos o centro histórico da cidade (Cidade Velha) onde se encontram construções religiosas como a Igreja de Santiago, a mais antiga da cidade. Já o Jardín de San Carlos tem um miradouro de onde se vê o Castelo de Sam Antom. Esta antiga fortaleza domina a entrada do porto e acolhe o Museu arqueológico. Ao contornar a cidade fiquei surpreendido pelo passeio marítimo que existe e que permite fazer grandes passeatas a pé e de bicicleta. É também por aqui que temos acesso à famosa Torre de Hércules, o monumento mais emblemático da cidade. Data do século II e é o farol em funcionamento mais antigo do mundo.
De referir ainda que as ruas do centro e da Cidade Velha estão repletas de cafés, esplanadas, restaurantes e bares que fazem com que a diversão noturna nunca se esgote. No norte de Espanha esta foi uma das cidades mais bonitas que conheci e por isso recomendo vivamente um passeio pela zona.

domingo, outubro 16, 2005

Picos de Europa






Os Picos de Europa são sem dúvida uma das regiões de Espanha a visitar vezes sem conta. Infelizmente nesta minha primeira ida tive algum azar com o clima: o espesso nevoeiro que se fazia sentir não me permitiu apreciar alguns dos locais a maior altitude. Fica para uma próxima oportunidade.
Os Picos da Europa situam-se na cordilheira cantábrica e ocupam uma parte das Astúrias, Cantábria e ainda de Léon. Aqui os seus cumes imponentes e agrestes oferecem cenários magníficos e algumas das melhores zonas de Espanha para a prática de alpinismo e passeios a pé, para além de reservas naturais que abrigam espécies raras de fauna e flora. Torrecerredo é o seu cume mais alto com 2648m.
Também aqui se situa o povoado de Covadonga (Astúrias) numa terra que era predominantemente celta até à chegada dos romanos, mas o principal motivo de orgulho histórico para a população local é o facto de ter sido a única região da Península Ibérica a resistir à invasão dos mouros, depois de derrotadas as tropas muçulmanas na batalha de Covadonga, no ano de 718. O reino cristão das Astúrias foi depois fundado no século VIII.
Algumas sugestões de locais a visitar: Cangas de Onís, no extremo Noroeste; Covadonga, no sopé das montanhas; Arenas de Cabrales; o Mirador del Pozo de la Oración que oferece panorâmicas de Naranjo de Bulnes (2519 m), a majestosa coluna de rocha em redor da qual se centram os Picos; Vale Cares, que separa os maciços oriental e ocidental; Desfiladero de la Hermida, um vale sinuoso que sobe lentamente para Sul, sobrevoado por águias e abutres; Potes, que tem um castelo e é um bom local para passar férias na Primavera e no Outono; Fuente Dé, onde há um parador sob uma enorme muralha rochosa e onde também se pode subir de teleférico e a bonita localidade de Riaño.

Picos de Europa (Cont.)





terça-feira, outubro 11, 2005

Biskaia






A zona da Costa da Biskaia no norte de Espanha entre San Sébastian e Bilbao é deveras fantástica! Combina pequenas localidades costeiras e tradicionais com praias selvagens e paisagens naturais muito bem conservadas, nomeadamente a Reserva da Biosfera de Urdaibai. A nivel cultural temos as tradições viradas para o mar (regatas de traineiras por exemplo), festas cheias de cor e uma gastronomia com muito sabor graças aos seus pequenos portos pesqueiros.
Locais a visitar: Zarauz, Zumaya, Ondarroa, Lekeitio e Mundaka (muita famosa pela comunidade surfista).

sábado, outubro 08, 2005

San Sebastián (Donostia)






San Sebastián ou Donostia é uma cidade espanhola no País Basco, mesmo no norte de Espanha e banhada pelas águas do Golfo da Biscaia. É por vezes apelidada a capital de Verão de Espanha. É uma cidade dividida em dois pelo rio Urumea que desagua no mar. San Sebastián era em tempos um pequeno vilarejo virado para a pesca (até mesmo de baleias e bacalhau), ainda assim, nos dias de hoje o seu pequeno porto continua a estar bastante movimentado com homens da faina.
Actualmente, a parte velha da cidade é composta por uma enorme variedade de restaurantes e explanadas que podemos percorrer ao longo de ruas estreitas.
San Sebastian tem três praias: La Concha, Ondarreta e La Zurriola. La Concha é até mesmo considerada uma das praias mais bonitas da Europa. Mesmo no centro da baía (La Concha) avistamos a ilha de Santa Clara com o seu farol e um pequeno cais.
Se tiverem oportunidade aconselho a apreciarem a vista da cidade ao por-do-sol e logo depois uma ida para o bairro velho com os seus restaurantes e bares.

quinta-feira, outubro 06, 2005

Salamanca Ciudad






Nas próximas actualizações vou falar-vos de alguns locais do centro/norte de Espanha óptimos para conhecer e visitar. Além de ficarem relativamente perto do nosso Burgo. Começo por Salamanca, cidade que fica situada na província de Castela e Leão.
É aqui que está situada a penúltima catedral gótica construida em Espanha. Aqui ainda vamos encontrar a Universidade de Salamanca (a segunda mais antiga da Europa), as Catedrais Nova e Velha, a Plaza Mayor e a Ponte Romana. Aquando da minha visita a esta cidade, pude verificar que esta é bastante animada e cosmopolita: muitas explanadas na rua e animação em todo o lado. Por causa da Universidade há muita malta nova de toda a Europa e não só. Na Plaza Mayor é costume muitos jovens juntarem-se e ficarem na conversa (e nos copos) até altas horas da noite. Neste dia éramos os portugueses a dar música às espanholas...