domingo, setembro 25, 2005

Fogo de Artifício em Belém






Neste mês de Setembro Lisboa acolhe, pela primeira vez, o Mundial de Pirotecnia. Organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Associação de Turismo de Lisboa, o Mundial tem vindo a iluminar os céus da cidade junto a um dos seus monumentos mais emblemáticos: a Torre de Belém. Deixo aqui algumas fotos do passado sábado dia 24, com o espectáculo de encerramento a cargo da Luso Pirotecnia, da qual faz parte a Pirotecnia Oleirense!. As fotos foram as possíveis... captadas com uma câmara compacta e sem tripé!








domingo, setembro 18, 2005

Portugal Air Show 2005





Decorreu no fim de semana de 16, 17 e 18 de Setembro, em Évora, a 5ª edição do Portugal Air Show. Este é um dos mais importantes festivais aéreos realizados na Península Ibérica e realiza-se de dois em dois anos.
Por gostar da temática da aviação em geral, resolvi dar uma saltada ao aeródromo de Évora no sábado e posso dizer que foi um dia muito bem passado. Quem gosta de aviões, piruetas no ar, aeromodelismo, paraquedismo, etc, esta é uma boa oportunidade para ver algumas máquinas tanto em terra como no ar e ouvir algumas palestras de pessoas influentes neste meio.
Neste dia de sábado o novíssimo Airbus A330 da AirLuxor concentrou muitas atenções ao fazer uma pequena exibição com várias passagens rasantes ao aeródromo de Évora a baixa velocidade e com viragens de 360º bastante curtas para um avião deste género.Mais informação do Air Show a ser desenvolvida oportunamente.




Portugal Air Show 2005





quarta-feira, setembro 14, 2005

Ibiza em Setembro






Para fugir à confusão do mês de Agosto, dois amigos meus - o Carlos e a Sofia - resolveram ir passar uns dias a Ibiza na primeira semana de Setembro. Para além de virem bem bronzeados trouxeram imensas recordações e histórias desta ilha do Mediterrâneo. O que é bom passa num instante.
Ficam estas fotografias e algumas dicas para quem pretenda visitar esta ilha: Nas saídas à noite vale a pena ir pelo menos uma vez à capital Eivissa. Além de um centro histórico estilo Bairro Alto cercado por muralhas mas com influencias árabes, tem mais animação e é cheio de cor. Aqui também é possível aceder ao mercado paralelo de venda de ingressos com desconto para as discotecas (entradas bastante caras). Destas, recomendo a Amnesia e a El Divino.
Para quem gosta de mergulho, S'Illot Des Recints é uma praia de rocha e seixos com uma transparência e beleza raras. Calla Bassa como praia de areia branca e água esmeralda e Calla de Saint Vicent para os apreciadores de alguma ondulação e ambiente familiar com o italiano como idioma local.

domingo, setembro 11, 2005

Casamento em Tomar





Junto ao rio Nabão ergue-se a cidade templária de Tomar. Uma localidade acolhedora e com um passado histórico rico onde foi sede da Ordem do Templo e mais tarde da Ordem de Cristo. Sábado passado, mais concretamente no dia 10 de Setembro, realizou-se aqui o casamento da Joana com o Tiago. A cerimónia decorreu muitíssimo bem e todos os convidados puderam de certa maneira confraternizar entre si. Ficam aqui algumas fotografias como testemunho desse dia. Desejo aos noivos as maiores felicidades! tchim-tchim

quinta-feira, setembro 08, 2005

Passagem para a outra margem





Tenho por hábito atravessar o Rio Tejo de cacilheiro, entre Belém e a Trafaria, quando tenciono dar um pulinho à Costa da Caparica e evitar o maldito trânsito da ponte 25 de Abril. É prático e o passeio por si só um regalo para os sentidos. Para quem nao sabe e no Verão queira evitar as filas de trânsito: é deixar o carro junto á estação fluvial de Belém, apanhar o cacilheiro e após uma travessia de pouco mais de 10 min está-se na outra margem: Porto Brandão e Trafaria (ambas as localidades com excelentes restaurantes de pratos de peixe e marisco). Depois é só apanharem o autocarro, de bicicleta ou a pé (para os mais desportistas) até à costa da caparica.





Serra da Arrábida ao fim do dia






Assim é a Arrábida com o pôr do sol sobre o azul do oceano. Nota-se a zona queimada da encosta que fica por cima das praias de galápos e da Figueirinha que ardeu no verão de 2004. Ao fundo vê-se a península de Troia.