domingo, outubro 16, 2005

Picos de Europa






Os Picos de Europa são sem dúvida uma das regiões de Espanha a visitar vezes sem conta. Infelizmente nesta minha primeira ida tive algum azar com o clima: o espesso nevoeiro que se fazia sentir não me permitiu apreciar alguns dos locais a maior altitude. Fica para uma próxima oportunidade.
Os Picos da Europa situam-se na cordilheira cantábrica e ocupam uma parte das Astúrias, Cantábria e ainda de Léon. Aqui os seus cumes imponentes e agrestes oferecem cenários magníficos e algumas das melhores zonas de Espanha para a prática de alpinismo e passeios a pé, para além de reservas naturais que abrigam espécies raras de fauna e flora. Torrecerredo é o seu cume mais alto com 2648m.
Também aqui se situa o povoado de Covadonga (Astúrias) numa terra que era predominantemente celta até à chegada dos romanos, mas o principal motivo de orgulho histórico para a população local é o facto de ter sido a única região da Península Ibérica a resistir à invasão dos mouros, depois de derrotadas as tropas muçulmanas na batalha de Covadonga, no ano de 718. O reino cristão das Astúrias foi depois fundado no século VIII.
Algumas sugestões de locais a visitar: Cangas de Onís, no extremo Noroeste; Covadonga, no sopé das montanhas; Arenas de Cabrales; o Mirador del Pozo de la Oración que oferece panorâmicas de Naranjo de Bulnes (2519 m), a majestosa coluna de rocha em redor da qual se centram os Picos; Vale Cares, que separa os maciços oriental e ocidental; Desfiladero de la Hermida, um vale sinuoso que sobe lentamente para Sul, sobrevoado por águias e abutres; Potes, que tem um castelo e é um bom local para passar férias na Primavera e no Outono; Fuente Dé, onde há um parador sob uma enorme muralha rochosa e onde também se pode subir de teleférico e a bonita localidade de Riaño.

2 comentários:

NUNO FERREIRA disse...

Quando lá fui também apanhei imenso nevoeiro...

NUNO FERREIRA disse...

Quando lá fui também apanhei imenso nevoeiro...